O profissional de logística pode construir um networking sólido e estratégico adotando uma série de práticas voltadas à visibilidade, relacionamento e troca de conhecimentos. Aqui podemos recomendar algumas formas que poderão se tornar eficazes:
Participação em eventos da área em que atua
– Feiras, congressos e workshops, ou Seminários e Comitês Técnicos desenvolvidos pelas Associações e Entidades de classe do Mercado Logístico, são ótimos pontos de encontro com outros profissionais e empresas.
– Aproveitar para trocar contatos, conhecer novos profissionais da área, participar de debates e seguir os palestrantes nas redes sociais.

Uso estratégico do Linkedin
– Mantenha um perfil atualizado, com foco em resultados e experiências específicas da sua atuação nas empresas em que tenha atuado nas áreas de logística (KPIs, redução de custos, gestão de resultados, experiencias em controle e gestão de operações, segmentos que tem atuado – etc.).
– Participação de grupos relacionados à cadeia de suprimentos, logística reversa, transporte, inovações tecnológicas e outros.
– Publique ou compartilhe conteúdos relevantes, como cases de sucesso, tendências de mercado ou desafios enfrentados.
Associações e Entidades de Classe
– A participação junto às associações e entidades de classe torna-se importante para o profissional, no sentido de ter maior visibilidade junto ao mercado/segmento em que está engajado.
– Filie-se a organizações como ABRALOG, GCCA, ABOL, SETCESP, Sindilogística, entre outras.
– Essas entidades promovem encontros, fóruns e comitês técnicos para discussão e debates, em que você poderá conhecer profissionais influentes da área.
Curso de Extensão Curricular e Certificações
– Através de cursos de MBAs, pós-graduações ou certificações (como APICS, Lean Logistics, Green Belt), você estará lado a lado com outros profissionais interessados em crescimento, o que favorece o networking, assim como uma troca de experiencia importante para os profissionais engajados.
– Grupos de estudo e projetos também são ótimas oportunidades para aproximar os participantes.
Networking Interno (na empresa)
– Converse com colegas de outras áreas, como comercial, compras, produção, recursos humanos e T&I — muitos projetos de logística envolvem colaboração e compartilhamento de conhecimentos da sua área.
– Isso pode abrir portas para indicações, promoções e até convites para eventos externos.
Voluntariado e Mentorias
– Ofereça-se para mentorear profissionais iniciantes ou ser voluntário em organizações que trabalhem com logística (como ONGs que atuam com coletas e distribuição de doações).
– Isso amplia sua visibilidade como líder e conector.
Para concluir a participação do profissional em um networking de forma elegante e eficaz, você pode seguir alguns passos que reforcem os vínculos criados com outros profissionais do mercado, de forma a deixar as portas abertas para futuras interações e demonstrar profissionalismo.
Isso pode ser feito da seguinte maneira:
– Agradecer e valorizar o aprendizado junto aos contatos feitos e experiencias que poderá
compartilhar;
– Reconhecer as experiências de formas enriquecedora para sua carreira profissional;
– Reforçar sempre a sua disponibilidade de estar mantendo contatos e participando dos grupos de interações profissionais;
– Ser sempre cordial e profissional em todos os seus contatos, de maneira a ser considerado sempre pela sua participação nos Grupos a que teve oportunidade de estar presente.